segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A Culpa é do Padre
dias 8 e 9 de outubro de 2016
no Centro Cultural de Taubaté








DIAS 08 E 09 DE OUTUBRO DE 2016
SÁBADO E DOMINGO
ÀS 20:30 HORAS
NO CENTRO CULTURAL DE TAUBATÉ
INGRESSO ÚNICO - R$ 10,00

Para quem ainda não conhece e para aqueles que gostaram e querem mais!
Esta é a última oportunidade de ver o espetáculo que está agitando a cidade!
Cia. Noname de Teatro apresenta a comédia A CULPA É DO PADRE

SOBRE O ESPETÁCULO:

Escrita por João Bethencourt em meados de 1980, "A Culpa é do Padre" tem como enredo a seguinte história: numa cidade do interior, Padre Firmino é ameaçado de morte por Zebedeu, pai de 22 crianças, que culpa o pároco por incentivar a mulher, Conceição, a não usar métodos contraceptivos que vão contra o dogma religioso. O espetáculo teatral foi publicado na revista “O Tablado” e encenado várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo. A peça tem quatro atores, um só cenário, é muito engraçada, e a duração do espetáculo é de mais ou menos 50 minutos.

O espetáculo será apresentado pela Cia. Noname de Teatro que tem como atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil e direção de João Angelo Guimarães. A realização é do Teatro Popular de Taubaté, projeto criado pelo ator, autor e diretor de teatro Beto Camargo.

A comédia vai ao palco no Centro Cultural Municipal Toninho Mendes, que fica na Praça Coronel Vitoriano, número 1, centro, em Taubaté, no sábado e domingo, dias 08 e 09 de outubro, às 20:30 horas.

Os ingressos terão o valor único e promocional de R$ 10,00, e maiores informações e reservas de ingressos podem ser obtidos com a produtora Ana Paula Vieira pelo celular (12) 99111-6566 e pelo e-mail paula.produart@hotmail.com.

O apoio cultural é da Vale Clean e Lú Calçados de Caçapava, Sincovat, Pizza Giba, TV Cidade, Guia Taubaté, Jovem Pan FM Taubaté, S Smart Móveis e Prefeitura de Taubaté.

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/343545275989923/

segunda-feira, 18 de julho de 2016

CIA. NONAME DE TEATRO SE APRESENTA 
NO DIA 31 DE JULHO DE 2016 NO TEATRO METRÓPOLE DE TAUBATÉ


Depois das apresentações do SESC e do Centro Cultural de Taubaté, agora é a vez do Teatro Metrópole.

A divertida comédia encerra com chave de ouro a 14ª Mostra de Teatro de Taubaté.

Não perca, venha dar boas risadas e a entrada é gratuita, bastando retirar seu ingresso na bilheteria do Teatro Metrópole uma hora antes do início do espetáculo.

A CULPA É DO PADRE

Escrita por João Bethencourt em meados de 1980 tem como enredo a seguinte história: numa cidade do interior, Padre Firmino é ameaçado de morte por Zebedeu, pai de 22 crianças, que culpa o pároco por incentivar a mulher, Conceição, a não usar métodos contraceptivos que vão contra o dogma religioso. O espetáculo teatral foi publicado na revista “O Tablado” e encenado várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo. A peça tem quatro atores, um só cenário, é muito engraçada, e a duração do espetáculo é de mais ou menos 50 minutos.

A produção do espetáculo pela Cia. Noname de Teatro tem como atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil, com direção de João Angelo Guimarães. O apoio cultural é de Lú Calçados e Vale Clean de Caçapava e do Sincovat - Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região. 

Sobre o autor
O autor do espetáculo, João Bethencourt, ator, diretor e autor de teatro, nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1924, e muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1953, forma-se na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e recebe o diploma de Mestre em Artes (Master of Fine Arts, MFA). Ao voltar ao Rio de Janeiro, em 1954, dirige o espetáculo "Nossa Cidade", de Thornton Wilder, no grupo O Tablado, revelando-se um dos mais promissores encenadores de sua geração.

Em 1957, dirige no Teatro Nacional de Comédia (TNC), no Rio de Janeiro, a peça de sua autoria, "Jogo de Crianças", ao mesmo tempo em que "Provas de Amor", também escrita por ele é montada no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. A partir de então, passa a ser o autor de teatro brasileiro que escreve mais peças, lançando cerca de 30 comédias de sua autoria, sendo muitas delas dirigidas por ele. Entre seus textos mais conhecidos, destacam-se: "Dois Fragas e um Destino", "Como Matar um Playboy", "Frank Sinatra 4815", "O Crime Roubado", "Mister Sexo", "A Cinderela do Petróleo", "Tem um Psicanalista na Nossa Cama", "A Venerável Mme. Goneau", "O Dia em que Raptaram o Papa" e "Bonifácio Bilhões". Estas duas últimas chegaram a ter mais de 30 encenações estrangeiras, dando o ele o título de autor brasileiro mais montado no exterior.

Dirige também peças de outros autores, como "Um Elefante no Caos", de Millôr Fernandes, premiado pela Associação Nacional de Críticos Teatrais (APCT) como melhor diretor de 1960; "As Feiticeiras de Salém", de Arthur Miller, em 1965; "Os Pais Abstratos", de Pedro Bloch, em 1966; e "O Doente Imaginário", de Molière, ganhando o Prêmio Governador do Estado, em 1978.

No dia 31 de dezembro de 2006, aos 82 anos morre de infecção generalizada devido a problemas intestinais.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Estão abertas as inscrições gratuitas para a 2ª edição do Curso de Prática Teatral.
A participação no curso também é totalmente gratuita.
Abaixo, segue as informações sobre o evento.









CURSO DE PRÁTICA TEATRAL DO SINCOVAT


OBJETIVO
Ensinar as técnicas de interpretação cênica, dramaturgia, maquinaria teatral e produção de espetáculos teatrais, proporcionando a formação de grupos teatrais e dando oportunidades aos interessados em conhecer o trabalho desenvolvido em Teatro, Cinema e Televisão, e dar início a uma carreira artística.

PÚBLICO-ALVO
Interessados em geral a partir dos 12 anos, comerciários, estudantes, profissionais liberais e autônomos, atores, atrizes e técnicos, e pessoas que querem melhorar sua expressão pessoal para utilizar no seu trabalho e no dia-a-dia.

CARGA HORÁRIA
O curso terá 96 horas de duração.

DIAS E HORÁRIOS
Parte teórica – aos sábados das 14 às 18 horas.
Parte prática – aos domingos das 14 às 18 horas.

LOCAL DO CURSO
Auditório do Sincovat, na Rua Visconde do Rio Branco, 51, centro, Taubaté, Edifício Liberal Center, 6º andar.
Pontos de referência - próximo ao Departamento de Serviço Social da Unitau, do Fórum Criminal de Taubaté e Praça Monsenhor Silva Barros.

PROGRAMA DE CURSO

1.0 – TEATRO EMPÍRICO
1.1 - O aprendizado pela observação.
1.2 - Regras básicas da atividade cênica.
1.3 - A preparação do ambiente cênico.

2.0 - EXPRESSÃO CORPORAL SUBJETIVA AO TEATRO
2.1 - Análise do movimento psicológico.
2.2 - A introspecção e a extroversão.
2.3 - Influências da personalidade no gestual.

3.0 - DICÇÃO E EMPOSTAÇÄO DE VOZ
3.1 - Compreensão fonética e morfológica.
3.2 - Articulação labial.
3.3 - Falsete e registros vocais diversos.
3.4 - Respiração diafragmática.
3.5 - Padrão da voz teatral.

4.0 - MÉTODO RACIONAL-ANALÍTICO DE INTERPRETAÇÃO CÊNICA
4.1 - Psicologia aplicada.
4.2 - Controle emocional.
4.3 - Intenção emocional.
4.4 - Impulso direcional.
4.5 - Reação progressiva emocional.
4.6 - Distanciamento pessoa-ator-personagem.
4.7 - Construção física e psicológica de personagens cênicos.
4.8 - Dualidade simbiótica na construção de personagens cênicos.

5.0 - DRAMATURGIA
5.1 - Formação da estrutura dramatúrgica.
5.2 - Tema.
5.3 - Trama psicológica.
5.4 - Picos de emoção.

6.0 - MAQUINARIA TEATRAL
6.1 - Iluminação cromática do espaço cênico.
6.2 - Sonoplastia e trilha sonora.
6.3 - Cenografia e elementos de composição do espaço cênico

7.0 - ADMINISTRAÇÃO TEATRAL
7.1 - Estrutura de uma companhia teatral.
7.2 - Dispositivos jurídicos e Direitos Autorais.
7.3 - Planejamento da produção.

8.0 - JOGOS CÊNICOS
8.1 - Exercícios psicológicos.
8.2 - Laboratórios cênicos.
8.3 - Construção de personagens.

9.0 - SKETCHES CÊNICOS
9.1 - Criação da temática.
9.2 - Improvisação cênica.

10.0 - MONTAGEM DE ESPETÁCULOS CÊNICOS
10.1 - Constituição da equipe de produção.
10.2 - Seleção do elenco.
10.3 - Caracterização da produção profissional.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
Os participantes não precisam ter conhecimento e nem experiência anterior no Teatro, mas deverão cumprir todas as etapas, fazendo as avaliações periódicas, os exercícios práticos e cumprir toda a carga programática do curso. Para receber o certificado de participação é preciso no mínimo ter 80% de frequência e completar todas as avaliações teóricas e práticas.


COMO SE INSCREVER
Os interessados podem fazer o download do formulário de inscrição, a partir deste link:
https://drive.google.com/file/d/0B5g8F0i6c-PXTmZvVXhpX1R3WjA/view?pref=2&pli=1
Imprimir a ficha de inscrição, preenchê-la com os dados requeridos e entregar no Sincovat – Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região, na Rua Visconde do Rio Branco, 51, centro, Taubaté, Edifício Liberal Center, 6º andar, até o dia 17 de junho de 2016, às 15 horas. Outra opção é digitalizar o formulário preenchido e enviar para o e-mail – jagproduz@hotmail.com – não esquecendo que a ficha deve ser preenchida com letra de forma e com todas as informações pedidas no formulário. O curso é totalmente gratuito. Outras perguntas e esclarecimentos podem ser feitos na própria página do evento: https://www.facebook.com/events/1565523503741402/

segunda-feira, 18 de abril de 2016


APRESENTAÇÃO DIDÁTICA DE ESPETÁCULO TEATRAL AO PÚBLICO

PLANEJAMENTO FAMILIAR - A SOLUÇÃO BRASILEIRA

O Sincovat - Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região convida o público para a apresentação didática do espetáculo teatral “PLANEJAMENTO FAMILIAR - A SOLUÇÃO BRASILEIRA”, no dia 29 de abril de 2016, às 20 horas no SESC de Taubaté, com entrada franca.

Escrita por João Bethencourt em meados de 1980 tem como enredo a seguinte história: numa cidade do interior, Padre Firmino é ameaçado de morte por Zebedeu, pai de 22 crianças, que culpa o pároco por incentivar a mulher, Conceição, a não usar métodos contraceptivos que vão contra o dogma religioso. O espetáculo teatral foi publicado na revista “O Tablado” e encenado várias vezes no Rio de Janeiro e em São Paulo. A peça tem quatro atores, um só cenário, é muito engraçada, e a duração do espetáculo é de mais ou menos 45 minutos.

O espetáculo será apresentado pela Cia. Noname de Teatro que tem como atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil, grupo de teatro formado a partir do Curso de Prática Teatral, promovido pelo Sincovat para comerciários e comunidade em geral. O curso em sua primeira edição começou em 21 de novembro de 2015 e carga horária de 96 horas, aos sábados e domingos das 14 às 18 horas, ensinando na parte teórica as técnicas de interpretação cênica, dramaturgia, maquinaria teatral, expressão corporal subjetiva ao teatro e produção de espetáculos teatrais. Finalizado no dia 17 de abril de 2016, sua parte prática é a montagem de um espetáculo teatral com os participantes, em uma apresentação didática aberta ao público na forma de um trabalho de conclusão do curso. A realização é do Sincovat, com o apoio cultural do SESC, da Vale Clean e Lú Calçados de Caçapava.

Sobre o autor
O autor do espetáculo, João Bethencourt, ator, diretor e autor de teatro, nasceu em Budapeste, na Hungria, em 1924, e muda-se com a família para o Rio de Janeiro. Em 1953, forma-se na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e recebe o diploma de Mestre em Artes (Master of Fine Arts, MFA). Ao voltar ao Rio de Janeiro, em 1954, dirige o espetáculo "Nossa Cidade", de Thornton Wilder, no grupo O Tablado, revelando-se um dos mais promissores encenadores de sua geração.

Em 1957, dirige no Teatro Nacional de Comédia (TNC), no Rio de Janeiro, a peça de sua autoria, "Jogo de Crianças", ao mesmo tempo em que "Provas de Amor", também escrita por ele é montada no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. A partir de então, passa a ser o autor de teatro brasileiro que escreve mais peças, lançando cerca de 30 comédias de sua autoria, sendo muitas delas dirigidas por ele. Entre seus textos mais conhecidos, destacam-se: "Dois Fragas e um Destino", "Como Matar um Playboy", "Frank Sinatra 4815", "O Crime Roubado", "Mister Sexo", "A Cinderela do Petróleo", "Tem um Psicanalista na Nossa Cama", "A Venerável Mme. Goneau", "O Dia em que Raptaram o Papa" e "Bonifácio Bilhões". Estas duas últimas chegaram a ter mais de 30 encenações estrangeiras, dando o ele o título de autor brasileiro mais montado no exterior.

Dirige também peças de outros autores, como "Um Elefante no Caos", de Millôr Fernandes, premiado pela Associação Nacional de Críticos Teatrais (APCT) como melhor diretor de 1960; "As Feiticeiras de Salém", de Arthur Miller, em 1965; "Os Pais Abstratos", de Pedro Bloch, em 1966; e "O Doente Imaginário", de Molière, ganhando o Prêmio Governador do Estado, em 1978.

No dia 31 de dezembro de 2006, aos 82 anos morre de infecção generalizada devido a problemas intestinais.

SERVIÇO
ESPETÁCULO TEATRAL - Planejamento Familiar - A Solução Brasileira, comédia de João Bethencourt
QUEM - Cia. Noname de Teatro, e os atores Marinara Oliveira, Cássia Novisk, Felipe Martins e Luiz Fernando Gil
QUANDO - 29 de abril de 2016 às 20 horas
ONDE - SESC de Taubaté - Avenida Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1.264, Esplanada Santa Terezinha
INGRESSO - Entrada franca
INDICAÇÃO CLASSIFICATÓRIA - maiores de 10 anos
REALIZAÇÃO - SINCOVAT - Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região
APOIO CULTURAL - SESC Taubaté, Vale Clean e Lú Calçados de Caçapava

sábado, 30 de janeiro de 2016

PRESS-RELEASE

- CURSO DE PRÁTICA TEATRAL RECOMEÇA DIA 16 DE JANEIRO DE 2016, SÁBADO NO SINCOVAT -


O Curso de Prática Teatral do Sincovat, depois do período de festas, recomeça dia 16 de janeiro de 2016, sábado, às 14 horas no auditório Israel “Juca” Guinsburg, na sede do Sincovat em Taubaté. O curso é destinado para os interessados em aprender as técnicas de interpretação cênica, construção de personagens, dramaturgia, maquinaria teatral, produção de espetáculos e para aqueles que já tenham experiência em Teatro como atores e atrizes.

A inscrição e a participação são totalmente gratuitas para maiores de 14 anos e sem limite de idade. Com 96 horas de duração que serão distribuídas ao longo de três meses, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, com previsão de término deste módulo em 13 de março. A parte teórica do curso aborda todos os aspectos do trabalho artístico e técnico profissional, dando aos participantes uma visão geral sobre o Teatro. Já na parte prática serão feitas a montagem de esquetes teatrais com apresentação aberta ao público no final do curso. Os participantes com 80% de frequência receberão certificados de participação.


O curso que tem caráter permanente, com edições a cada três meses é uma iniciativa do Sincovat de formar um Núcleo de Teatro constituído por comerciários e outros interessados iniciantes e atores e atrizes com e sem experiência para montar espetáculos teatrais e apresentá-los em Taubaté e região. A formação de um repertório estável de peças de autores teatrais consagrados e de espetáculos escritos e produzidos pelos próprios participantes do núcleo vai contribuir na formação de um movimento teatral forte na cidade, com a formação de um público e plateia cativos para o Teatro.


Nesta fase do curso as inscrições ainda podem ser feitas até o dia 15 de janeiro, sexta-feira, na sede do Sincovat em Taubaté, à Rua Visconde do Rio Branco, 51, Edifício Liberal Center, no 6º andar, próximo ao Departamento de Letras da Unitau, telefone 3632-6570, no horário comercial. O curso vai ser realizado no local, no auditório Juca Guinsburg.


SERVIÇO

CURSO DE PRÁTICA TEATRAL

QUANDO
16 de janeiro de 2016, aos sábados e domingos, das 14 às 18 horas, com 96 horas durante 3 meses, com término em 13 de março.

QUEM PODE PARTICIPAR
Interessados iniciantes em aprender as técnicas teatrais e atores e atrizes com e sem experiência no Teatro, idade mínima de 14 anos e sem limite máximo de idade.

CONTEÚDO DO CURSO
Parte Teórica - Técnicas de interpretação cênica, construção de personagens, expressão corporal subjetiva ao Teatro, dicção e impostação de voz, dramaturgia, maquinaria teatral e produção de espetáculos profissionais.
Parte Prática - Montagem de esquetes teatrais.

LOCAL DO CURSO
Sede do Sincovat, no auditório Israel "Juca" Guinsburg, à Rua Visconde do Rio Branco, número 51, Edifício Liberal Center, no 6º andar, telefone 3632-6570.

COMO PARTICIPAR
Inscrição e participação do curso totalmente gratuita, com retirada da ficha de inscrição até o dia 15 de janeiro, sexta-feira, na sede do Sincovat, Rua Visconde do Rio Branco, 51, Edifício Liberal Center, 6º andar, próximo ao Departamento de Letras da Unitau, telefone 3632-6570. Os participantes com 80% de frequência receberão certificados de participação.